Recentes

É o Apocalipse | #Desklist

Matheus Seixas | Editor

Em nossa última Desklist, falamos sobre um tema tão abrangente e extenso. Como citado, falar sobre a volta de Cristo, seus sinais e tudo que envolva o assunto não é tão fácil e, para não deixarmos lindas canções de fora, dividimos o tema em mais uma matéria - e já adiantando: haverá mais um (rs)!


Dessa vez, o assunto da nossa Desklist falará sobre os sinais da vinda de Jesus e o que a Terra passa/passará durante tal evento (Mateus 24). Podemos ver em diversos locais sinais do arrebatamento - terremotos, maremotos, mortes, guerra, corrupção -, mostrando que em breve Ele vem para buscar sua eleita lavada e remida. A igreja perece, sofre, mas sabe que logo estará com Cristo nos ares.


01. Apocalipse - Damares



Lançado em 2008, o CD "Apocalipse" foi o álbum de ascensão de uma das grandes vozes do pentecostal. Damares acertou em cheio as faixas que formariam o disco, sendo um dos CDs mais usados da primeira a última música nas congregações; canções cantadas por grupos, bandas e solos. A canção-título "Apocalipse" causou medo e espanto para muitos por ter uma letra tão detalhada sobre o dia que Jesus voltar - "lua cor de sangue, humanidade subdividida, sol não brilhando" -, porém, ao final do refrão, a cantora declara: "mas no apocalipse, a igreja estará no céu, porque Deus não deixa perecer aquele que é fiel". Os instrumentos de sopro dão um toque arrebatador á canção e Damares interpreta cada frase de modo incomparável.

02. Fim do Mundo - Damares



Falando ainda de Damares, "Fim do Mundo" é uma canção tão boa quanto "Apocalipse" em instrumentalidade, ainda que a letra siga a mesma linha. Diversos fatos são apresentados, porém os instrumentos, tocados suavemente, dão um toque mais leve a faixa. A cantora, junto ao backing, traz um refrão de peso, além do modo que canta e desenvolve a canção. "Fim do Mundo" faz parte do CD "Diamante", lançado por 2010.

03. Após o Arrebatamento - Vanilda Bordieri


Pensa numa canção que fez sucessos em diversos grupos do país. Se pensou em "Após o Arrebatamento", acertou em cheio! Cantada e composta por Vanilda Bordieri, a faixa faz parte do CD "Som do Meu Povo" lançado em 2008. Sua letra retrata o pós-arrebatamento da igreja de Cristo, seus acontecimentos para quem ficou e resultado para quem Jesus arrebatou. O que chama atenção é sua introdução orquestrada, com destaque nos trompetes abrindo espaço para Vanilda cantar os detalhes do mundo que estará em caos muito em breve!

04. Sete Trombetas - Lauriete


"Sete Trombetas" é uma das canções mais conhecida na voz da cantora pentecostal Lauriete. Assim como "Após o Arrebatamento", sua introdução é marcada pela linda orquestrada e principalmente pelos violinos que arrebentam nas subidas e descidas fazendo aquele suspense. Falar sobre o apocalipse amedronta alguns e se ouvir essa canção tenha certeza que ficará com mais medo ainda (rs). A canção cita a consequência de cada trombeta relatada no capítulo 8 de Apocalipse. Seu refrão é fácil de decorar e é tão profundo; sua ponte é mais marcante ainda, pois a cantora faz uma declamação e canta: "não quero estar aqui quando as trombetas tocarem, não quero estar aqui, eu quero estar com Jeová"! Oh glória! Ele breve vem!


05. Sinais do Arrebatamento - Eliã Oliveira


Em nossa última análise, analisamos o CD "Benção" de Eliã Oliveira; CD este cheio de canções inspiradas por Deus e que é aberto por uma das melhores faixas do disco: "Sinais do Arrebatamento". Eu confesso que as introduções de praticamente todos os hinos que citaremos nesta matéria são esplendidas, complexas e de deixar "de boca aberta". Seu início é calmo, porém, um minuto depois, é agitado e após mais alguns minutos, é mais agitado ainda! Sua letra tem como foco o despertamento da igreja para a volta de Jesus e que fique atenta aos sinais de sua vinda. O backing vocal arrebenta do começo ao fim junto a Eliã, trazendo um pentecostal gostoso de ouvir - e o melhor: sem enjoamento!

06. Últimos Dias - Elaine Martins


Com uma introdução mais simples que as demais, "Últimos Dias" logo de cara começa com a cantora e o backing declarando à igreja que Jesus vem. Sua letra, composta por Samuel Mariano, denuncia os acontecimentos nos dias atuais - corrupção, sensualidade, pecado, hipocrisia, entre outros assuntos. Infelizmente, seu refrão enjoa fácil por conta de repetição da mesma frase diversas vezes, porém tem um backing vocal forte (Paloma Possi arrasando no soprano), além de uma linda e forte interpretação de Elaine.

07. Quando Jesus Voltar - Eliã Oliveira


Faixa do CD "Vencendo de Pé", lançado em 2012, "Quando Jesus Voltar" é uma das melhores faixas do disco. O piano é o instrumento de destaque na canção, aparecendo em quase toda a reprodução junto aos instrumentos de sopro. Eliã interpreta cada trecho com impacto e suavemente, sem gritaria, o que deixa a canção mais gostosa ainda de se ouvir. Infelizmente, não ganhou tanta visibilidade entre as demais faixas do disco...

08. O Noivo Vem - Gislaine e Mylena


Essa é uma canção tão complexa, com uma letra tão taxativa e com uma harmonia vocal tão perfeita que é difícil de não gostar! Gislaine e Mylena arrasaram na letra, voz e interpretação, e claro que o maestro Ronny Barbosa arrasou no arranjo lindo deste CD. Sua letra tem como tema predominante a santificação nos dias atuais no sentido de viver o que se prega e ter as vestes alvas para não perder a coroa que nos está preparada. O que mais chama a atenção na faixa é sua ponte que tem um backing de peso, dinâmico, e uma beat gostosa na última vez que o verso é cantado, onde a bateria junto ao contrabaixo e o vocal tem seu ápice. Pode aperta o replay (rs)!


09. Jesus Voltará - Elaine de Jesus


O que falar dessa música que é tem um ritmo tão calmo, mas uma letra tão profunda?! É claro que não poderíamos deixar Elaine de Jesus de fora dessa playlist e muito menos essa canção de fora. Composta por Moisés Cleyton, "Jesus Voltará" tem uma "revira-volta" logo após o refrão cantado depois do declamado, onde achamos que a canção acaba ali, mas ainda tem mais uma parte (rs). A bateria junto a guitarra são destaques em toda a faixa, além dos samples de orquestra usados - marca do produtor Rogério Vieira. Sem dúvida, essa é aquela música que nunca dá vontade de parar de ouvir! 

10. O Inferno Vai Cair (A Igreja Vai Subir) - Damares


Mais uma canção cantada por Damares sobre os sinais após o arrebatamento. De todas aqui citadas da cantora, essa é minha preferida, e a deixei por último para fecharmos a playlist com chave de ouro. Composta por Os Galileus, sua letra retrata o início de tudo e seu fim - a queda de Lúcifer e sua derrota após Cristo buscar sua igreja. Falando de um detalhe quase imperceptível: que metais são esses nos refrões? Os instrumentos de sopro arrebentam com tudo quando Damares canta: "o céu vai se abrir e Jesus vem aí como um ciclone no inferno, explodindo tudo"! Se você não conhecia e não colocou no seu grupo ainda, não perca tempo (rs).

("O fim está próximo")
Espero que tenham gostado de mais uma das nossas Desklists! Em nossa playlist no Spotify, tem mais algumas canções como "O Grande Dia", "Reino Contra Reino", entre outros. Em breve, mais uma matéria sairá fresquinha para você. 

Enquanto ela não sai, qual tema você gostaria que fosse abordado? Você já teve alguma festividade que não conseguiu achar um hino facilmente? Deixe nos comentários sua opinião, com certeza iremos ler e responder.

Até a próxima!


DESKTOP GOSPEL

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.