Recentes

DESKTOP ANALISA | Nível do Céu - Cassiane

Alisson Lima | Editor Chefe

O mercado gospel anda um pouco balançado nesses últimos meses e os lançamentos, em sua maioria, estão se resumindo a singles e EPs. No estilo pentecostal não tem sido diferente e a cada dia a "safra" de boas músicas/produções/composições tem sido menor. Portanto, não poderíamos deixar de falar do CD de Cassiane, um dos grandes nomes da música brasileira. Ela acaba de lançar o "Nível do Céu" e após algumas audições decidimos comenta-lo aqui.


Antes de iniciar a análise, eu (o dono dessa bagaça) gostaria de citar novamente um assunto que a muito tenho trazido aqui que são as comparações. CHEGA, NÉ GENTE? Tá na cara que cantor nenhum tá preocupado em superar ou fazer CD igual aos seus sucessos anteriores. Principalmente quem já tá podre de rico. Vamos convir que quem já está com a vida estabilizada, com nome e com carreira consolidada não fica atrás de hits. Cada disco é um momento. É uma nova história e carrega os traços disso, carrega especificidades. Então, PAREMOS.

Dito isso, vamos começar?

O disco é aberto pela boa "Nível do Céu", uma composição de George de Paula. A letra em primeira pessoa fala de alguém que quer sentir a real presença de Deus e mergulhar definitivamente nas profundezas dos mistérios e gloria do Senhor. O que me chama atenção nessa canção é que ela diz basicamente aquilo que devemos fazer; descer para alcançar um alto nível de intimidade com Deus. Parece que Jairinho aprendeu com as criticas e ouviu o público. Particularmente, gostei muito dessa produção. As batidas firmes da canção Pop Pentecostal com um backing afinado fazem dela uma bela abertura a esse álbum. Os arranjos em sample dão uma boa pegada à música (violinos reais cairia melhor, né Tio Jairo? MK tem grana pra isso. kkkk). Bem grudenta, deu conta de abrir bem o disco. Vale lembrar que a faixa foi gravada por Ronan Sabadini.


"O Leão e o Cordeiro" foi a primeira canção que ouvi (vazou) e é de fato a melhor do disco. Uma composição do fera Rogério Junior não poderia ser diferente. Fala de Jesus; de cruz; fala de salvação; versa sobre o ressurreição. (Eita glória. Aleluia!). A produção acompanha a beleza da composição. Com uma introdução de alguns loops, teclado e samples, a faixa vai ganhando forma e Cassiane começa a interpretação como só ela sabe. Os arranjos de backing vocal fizeram toda a diferença nessa faixa. Em alguns momentos é arrepiante. A canção ganha força na segunda parte que se desenvolve com a inserção de mais instrumentos.. O refrão finalmente chega e a música ganha batidas firmes e instrumentos de sopro são ouvidos. A ponte da canção apresenta a parte mais bela da faixa. Com leveza e suavidade Cassiane vai cantando e citando os nome do Filho. O ápice é alcançado na volta para o refrão quando a cantora entoa um agudo. É arrepiante. O replay é obrigatório.

Chegamos na minha preferida, e essa é uma "Oração de Verdade". Como Cassiane foi feliz na escolha dessa música. Como é necessário falarmos desse tema tão negligenciado. A letra é assinada pelo Pr. Lucas Chico Xavier (Anderson Freire que se cuide kkkk), e carrega uma belíssima mensagem. Fala de oração. Cassiane inicia a faixa acompanhada de cordas, backing vocal e alguns loops de forma bem leve. É nessas horas que uma boa interpretação faz toda diferença. A faixa segue com arranjos em base de violão e alguns samples. A bateria aparece e uma tímida guitarra é inserida brevemente. O refrão é gostoso de ouvir e tem base bíblica e traz a tradicional oração ensinada por Jesus. Ouça, cante e se emocione como eu.

Ao som de guitarra e batidas fortes chega "Quando Você me Adora". A canção fala sobre o sustento de Deus e seus cuidados enquanto lutamos e adoramos a Ele. Um pop pentecostal bem feito, com uma produção mediana. Loops e batidas firmes são de fato a chave desse disco. A interpretação dinâmica de Cassiane deu um brilho a faixa. Quem assina é a dupla Gislaine e Mylena. A letra é Deus falando com a gente e nos consolando. Não se esqueça de adorá-lo e, enquanto isso, Ele fecha  a boca do leão e quebra as maldições.


Chegamos no single lançado para apresentar o disco, "Arma Secreta". A produção da faixa é boa e inicia com teclado, guitarra e bateria de forma forte. A batidas param e entra em cena violão; teclado e guitarra continuam. As batidas voltam e Cassiane vai declarando que o inimigo ainda não viu sua arma secreta. O refrão é uma decepção (kkkk). Repetitivo, enjoativo e esse sotaque da Cassiane não ajudou nessa faixa. ("eu tenho Deuxs").  O que salva é a produção e uma ponte muito boa. Infelizmente essa não é uma das melhores composições de Cláudio Louvor. Cassiane ainda solta um belo arranjo vocal e a faixa encerra com alguns samples.

"O Céu Vai Revelar - Incidental: Cidade Santa" é assinada por Patrick Mendes e já foi gravada anteriormente pelo Trio Pérolas. Uma verdadeira adoração acontece nessa música e o desejo pela Jerusalém celeste vem atona de forma real ao ouvirmos essa música. Que beleza e simplicidade de letra. A produção não é aquelas coisas todas, mas deu conta de não tirar o brilho de tão bela música. As batidas sequenciadas de forma forte e firme nos arrepia. O backing vocal ajuda nisso. Cassiane com segurança solta sua voz em harmonia com os arranjos. Paloma Possi no backing vocal é inconfundível. Alguém chama essa mulher pra fazer uma participação especial que não seja no backing, por favor. O replay é muito bem vindo.

"Até Teus Braços" é introduzida por teclado e violinos. Bem no estilo adoração e introspectiva, a faixa carrega uma beleza de produção caraterística desses tipos de músicas. É uma oração entoada em canção. Jotta A é quem assina a letra. A interpretação de Cassiane emociona e podemos sentir a verdade com que ela canta, que nada possa roubar nossa coroa. Ah, na parte do "cela teu cavalo e vem", eu pensei que ia virar a música "Canção de Quem Fica" do Felipe Valente. rsrsrsr


Com alguns loops e cordas, "Deixa o Céu Descer" é apresentada. Novamente de forma leve Cassiane inicia a faixa e continua na vibe adoração. A letra é bonita e fala do céu. Entretanto, é muito repetitiva. A música possui 6 minutos repetindo a mesma coisa e encerra do nada com um oh, oh, oh, quando você pensa que não terá mais fim. A produção musical é que se destaca nessa faixa. Guitarra e loops não foram poupados e em um culto, de fato um ambiente glorioso é criado. Quem assina é Dimael Kharrara.

Mais uma canção que nos mergulha no estilo adoração se aproxima e com teclados e loops podemos ouvir "Lugar da Tua Presença". A letra é bonita, carrega jargões muito conhecidos, como "pra te adorar foi que nasci" são entoadas. Cassiane solta toda técnica e explora sua extensão vocal. O backing vocal novamente deu um show. Também é repetitiva e enjoa rápido, então, bora pra próxima. Essa é de Tony Ricardo.

Essa é a faixa que Cassiane cantava por onde ia antes de lançar o disco.  "Viveu Por me Amar" é uma composição de Tony Ricardo e fala do sacrifício de Jesus, sobre como ele viveu e morreu para salvar a humanidade. Evangelística de verdade. Loops e violão não são poupados e a beleza de arranjos nesta faixa é incrível. O refrão desta também possui os conhecidos "oh, oh, oh", mas a letra após deles é de uma coerência e verdade singular. Cassiane com técnica e beleza mais uma vez interpreta a canção. Comissões de louvor das igrejas já podem inserir em seus repertórios.


Ao ser anunciada no instagram, essa canção causou um alvoroço e ao ouvirmos ela completa, não nos decepcionamos. A faixa mais parece um medley, de tantas modulações que possui. Anderson Freire é autor da composição "Tem que ser Pequeno" e faz um dueto com Cassiane na faixa.  É de fato uma bela música, com uma mensagem urgente. Muitos cantam isso, mas poucos vivem. Deixar Jesus na nossa frente, deixar ele brilhar e ser o protagonista de todo o show da vida é uma coisa que vemos tão pouco hoje em dia. Enfim. A produção é mediana e tem bons arranjos de teclado. Da pra sentir bem a característica de Jairinho. O replay é bem vindo.

Para encerrar com chave de ouro o disco, temos um maravilhoso bolero. Essa é pra quem é pentecostal daqueles que gosta de sair marchando na igreja. (Aleloooia), chegou "Ele Vai Passar". 

[video-to-gif output image]

Assinada por Jonathan Paes a faixa é um clamor de muitos fãs e encerra o disco de forma dinâmica e pra cima. A letra traz diversas mensagens bíblicas, milagres e maravilhas operadas por Jesus. Com simplicidade Jairinho nos apresentou um belo bolero, com misturas bem feitas de instrumentos de sopro, bateria e cordas. É uma canção gostosa de ouvir e  cantar. Irmãs do Circulo de oração agradecem. 

Enfim, temos um bom lançamento de Cassiane esse ano. É um disco que traz marcas de uma Cassiane madura, que vive uma nova fase em sua vida e que não esta preocupada com o sucesso e sim o com o reino. Cassiane agora é pastora e junto com seu esposo lideram uma das Assembleias de Deus. Se todos entendessem isso, teríamos menos "mimimi" na internet. 

Paz, e até a próxima.

DESKTOP GOSPEL | Você por dentro de tudo. 

10 comentários:

  1. Foram Violinos Reais! Tem até Gravação em vídeo das cordas kkkk

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu falar.. Nem toda música pede um peso de produção e isso não tira a beleza da mesma. As vezes, o menos é mais! E outra.. Os violinos são de verdade ta? kkkk
    Como vc não deu atenção pra "Lugar da tua presença"? AAAAA desisto haha
    Espero que um dia vocês encontrem um albúm perfeito viu kk pq sempre vcs acham negativo e que muitas vezes são desnecessários.

    ResponderExcluir
  3. Volte 12 casas e leia a análise.
    Paz.

    Não estamos aqui pra elogiar as suas divas. E até que a gente falou bem dessa vez. O cd ta bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha diva?KKKKKKKKKKKKKK isso existe?
      Pra trás de mim
      Paaz <3

      Excluir
  4. Boa análise!Parabéns!
    Dos últimos cds da Cassiane esse foi o que eu mais gostei.
    Povo pensa que Cassiane deve continuar do mesmo estilo de Com Muito Louvor e Recompensa. Por favor né! Os tempos são outros, os estilos de música mudaram, tudo mudou! Só não podemos deixar de adorar a Deus e falar do seu amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Dividy.
      Deus abençoe. 😊

      Excluir
  5. Eu comprei o CD Nível do Céu. Vai chegar na próxima semana. Estou muito ansioso para ouvi-lo!

    ResponderExcluir
  6. Cd maravilhoso, cheio de unvao! Se escutar cada letra, meu Deus! Que mensagens...que palavra...reper reper perfeito, ótimos compositores, tudo diferente, no jeito Cassiane de cantar!!! Realmente, um cd digno! Só não gostei muito do encarte, as fotos que estão no meio do cd, onde se vêem três fotos juntas, seu rosto foi dividodi, não dá uma boa sensação!! Acredito que deveriam ter visto isso é pensado com carinho ao finalizar....mas de resto, a fotografia está boa!!! Isso não importa tanto, o conteúdo é que salva. Cd bomm demais!

    ResponderExcluir
  7. Cd maravilhoso, cheio de unção! Se escutar cada letra, meu Deus! Que mensagens...que palavra...reper reper perfeito, ótimos compositores, tudo diferente, no jeito Cassiane de cantar!!! Realmente, um cd digno! Só não gostei muito do encarte, as fotos que estão no meio do cd, onde se vêem três fotos juntas, seu rosto foi dividodi, não dá uma boa sensação!! Acredito que deveriam ter visto isso é pensado com carinho ao finalizar....mas de resto, a fotografia está boa!!! Isso não importa tanto, o conteúdo é que salva. Cd bomm demais!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.