Recentes

O cristão e a terapia: um relato de experiência

Ana Paula Gomes | Editora

Nos últimos dias vários amigos vieram solicitar que eu escrevesse minha experiência com o momento que passei por um processo de terapia. Este momento aconteceu com uma psicóloga da minha cidade.

Tudo começou na infância. Sabe aqueles segredos que guardamos e não contamos pra ninguém? Os Bullyings, os sonhos não realizados, as metas não concretizadas; quela perda de peso com insucesso, o consumismo, o desespero pra ter alguém ao seu lado, aquela cobrança, as promessas que não se realizam... Sim, isso foi me desgastando; Problemas familiares, cobranças na universidade, anseio pelo emprego depois de formada... Isso desgasta nosso físico, nossa emoção e sem dúvidas, o nosso espírito.

Nessa minha experiência, meus amigos da igreja e até mesmo amigos de longe me sugeriram que eu precisava de ajuda, que eu buscasse ajuda de um profissional.

Me recordo de ter ouvido diversas vezes que terapia era coisa de "louco". Não, não é.
A terapia te ensina, te ajuda, te auxilia a viver e não apenas a existir. 
Passa a ensinar que antes de amar alguém, preciso ter amor próprio.
Que antes de correr, é preciso amarrar bem o tênis para não cair.
Entender que o mundo não gira em torno de mim.
Que nem tudo é contra mim.
Que nem toda derrota é proposital.
Que nem todo esquecimento é feito por maldade.
Que antes de sonhar, é preciso projetar, manter o controle.
Isso, manter o controle.
Ter o controle, o domínio próprio, é um dos frutos do Espírito que todos deveriam ter.

Você nesse momento pode estar se perguntando... Mas você não é cristã? Não confia que Deus pode mudar toda a sua situação?
Sem dúvidas, sempre acreditei que aquele que disse que quando tivéssemos angustiados, feridos, sobrecarregados, lançássemos nossa ansiedade nele, porque Ele haveria de cuidar das nossas vidas.
Mas existem momentos na nossa vida, que buscar ajuda de um profissional se torna essencial para nós. Conciliar a ajuda de um profissional com o pedido de forças para Deus, sem dúvida nos trará bons resultados.

Aprendi com as perdas, amadureci. 
Passei a enxergar a vida de forma melhor, vivemos apenas uma vez e vale a pena vivenciar todos os dias projetando no que é bom.

Não sei porque está lendo esse texto, mas caso as coisas com você esteja fugindo do seu controle, ore a Deus, peça ajuda de um profissional. Faça terapias, descarregue o que você guarda na alma, os seus segredos que tiram suas noites de sono e te causam desconfortos, dores no peito que até mesmo podem te ajudar a se afastar de Deus e perder as esperanças.

Uma canção que representa bem esse momento da minha vida, é a canção Sobrevivi, da Sarah Farias e você pode conferir ela aqui:


DESKTOP GOSPEL

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.