Recentes

João Viu | #Desklist

Matheus Seixas | Editor

Falar sobre a volta de Cristo parece ser fácil e ser um tema só, porém, se formos analisar, podemos dividir esse assunto em vários e nesta edição do Desklist, falaremos sobre a visão que João quando foi levado para a ilha de Patmos, lugar onde escreveu o último livro da Bíblia, o Apocalipse. 

João fez um grande "tour" no céu ao lado do Senhor. Viu as sete taças sendo derramadas, o livro com sete selos sendo desatado, entre diversos outros acontecimentos ditos através do Cordeiro que foi morto e reviveu. Pode ser que o tema do seu congresso seja sobre o céu, suas formosuras baseado no lviro de Apocalipse e as revelações que João deixou a igreja. Então ai vai algumas canções que falam do céu de forma incrível e que, com certeza, vai te deixar com vontade de subir o mais rápido (rs).


01. Revelação - Eliane Silva
Imagem relacionada

Lançado em 2008, o disco "Voz Profética" nos trouxe uma das canções mais lindas de Eliane Silva, mas que não tem tanta visibilidade quanto as demais. "Revelação" é iniciada com um solo de violino e uma declamação que nos move, dita com ênfase e autoridade, deixando visível o trombone e as cordas no fundo. Não é uma canção fácil de ser cantada pelos versos que se iniciam com as mesmas palavras, porém isso não impede de cantar com unção e autoridade. A faixa tem uma letra direcionada à igreja detalhada em cada momento visto por João. O casamento da voz de Eliane junto ao backing vocal é maravilhoso, nos deixando maravilhado em toda a reprodução. Essa é uma das canções mais lindas dessa playlist!

02. Visão do Céu - Lydia Moisés
Resultado de imagem para maestro do ceu capa

Aos fãs de um bom pentecostal, temos aqui uma canção com bateria arrebentado e uma letra enfatizante. O CD "Maestro do Céu" trouxe o melhor do pentecostal já lançado por Lydia Moisés e "Visão do Céu" é a canção mais pentecostal do disco. Composta por Tony Ricardo, sua letra tem um refrão fácil e de impacto, com destaque na bateria, piano e guitarra. Pena ser um pouquinho alta, pois Lydia não poupa a voz pra alcançar notas agudas como é do seu costume.

03. João Viu - Andréa Fontes

Resultado de imagem para andrea fontes ao vivo cd

Uma das canções de destaque na voz da cantora pentecostal Andréa Fontes é "João Viu", uma canção simples mas tão enfatizante sobre a visão de João ao ser arrebatado na ilha de Patmos. Com um refrão chiclete e fácil de decorar, a faixa já fez parte de grupo de jovens e círculos de oração. Os arranjos não apresenta complexidade, mas nos traz uma música suave dando mais atenção a sua letra.

04. Cidade de Deus - Elaine de Jesus
Resultado de imagem para ate o fim capa elaine

Dizer sobre o CD "Até o Fim" não é tão fácil quanto imaginamos, e dizer sobre uma das faixas mais lindas também não (rs). "Cidade de Deus" nos traz outra canção fácil de decorar, mas que tem uma interpretação única que só Elaine faz! As cordas acompanham o refrão junto ao backing suave e o destaque maior é o final da faixa, onde Elaine rasga a voz, alcançando notas altíssimas, surpreendendo quem ouve. 


05. Lugar Santo - Bruna Karla

Imagem relacionada

Essa canção marcou minha infância no ano de 2008, quando achei o disco na igreja em que congregava e, assim que coloquei pra tocar no rádio, me deparei com a primeira faixa que me fez cantar inúmeras vezes na pequena congregação que minha tia pastoreava. "Lugar Santo" é iniciada por um solo de violão acompanhado logo em seguida pela bateria e toda a banda. Bruna Karla acertou em cheio em uma canção pentecostal sobre o céu, um lugar onde não haverá lágrimas, nem dor e nem choro! A parte mais gostosa de cantar é quando ela diz que "chegando lá, eu quero ver a face do Senhor Jesus, o Rei dos reis". Pode colocar no seu congresso! A chance de sair ruim é 0% (rs).

06. Manifestação da Glória - Elaine de Jesus

Imagem relacionada

Se você procura uma canção difícil, complexa e trabalhoso, te apresento "Manifestação da Glória". Logo na introdução, as trombetas são tocadas e a bateria entra em ritmo marcial, dando abertura para os violinos acompanharem Elaine com apenas o piano dando a nota até o coral entrar no terceiro verso. O começo já é um pouco complicado. Chegando no refrão ("o manto sai cai sobre todos na glória e Deus vai nos contar a sua história"), as coisas ficam um pouco mais complicadas até chegar no final, onde o backing se mistura com a declamação de Elaine e talvez te confunda um pouco (rs). Porém, essa é uma das canções mais lindas sobre a visão do céu! Complexa, bem arranjada e entoada com convicção.

07. Só Vai Ser Alegria - Rose Nascimento

Resultado de imagem para mais firme do que nunca capa

As irmãs do círculo de oração pira ouvindo essa clássica canção de Rose Nascimento. Já de início, o trombone e os violinos entram, e o coral cantando bem afinadinho. A faixa tem um estilo pentecostal de raiz, o que alegra mais ainda nosso coração nos dias atuais, onde tal estilo tem sido extinto. Ao chegar na ponte da música, os instrumentos se silenciam e Rose entoa junto ao piano com emoção relatando o grande dia em que nos encontraremos com o Mestre. "Só Vai Ser Alegria" faz parte do CD "Mais Firme do que Nunca", lançado em 2001. 


08. Muito Além do Céu - Canção e Louvor

Resultado de imagem para eu cuido de ti capa

Faixa que encerra o EP "Eu Cuido de Ti", "Muito Além do Céú" nos traz um folk acústico com bastante violão e flauta doce. Junto a Cláudia e Cláudio, seus irmãos fazem uma participação especial que abrilhanta a canção, onde formam uma linda harmonia vocal, dando mais gosto de ouvir. Sua letra fala sobre o verdadeiro céu que nos espera e que muito além desse céu que vemos, existe um lugar onde iremos nos encontrar com nosso Senhor.

09. Além do Rio Azul - Voz da Verdade

Imagem relacionada

Falando de "além", essa música que marcou tantas vidas e ainda é cantadas em diversas congregações não poderia ficar de fora da nossa Desklist. "Além do Rio Azul" foi lançada em 1988, sendo um dos clássicos da banda Voz da Verdade. Completa tanto em interpretação quanto em arranjo, a faixa tem seu pico em seu último verso ("morte e choro, tristeza e dor, nunca mais, nunca mais"), sendo esse o verso que faz relembrar a canção, principalmente pelo grupo começar tal verso acapella, acompanhada pela banda logo em seguida.

10. Ele Vem - Eliane Silva
Resultado de imagem para senhor do tempo capa

Para encerras nossa Desklist, temos uma canção ofuscada, não destacada do CD "Senhor do Tempo" lançado em 2013. "Ele Vem" é iniciado pelo piano e logo acompanhado pela banda. A cantora entra junto ao backing, nos trazendo características de louvores para grupos. Seu refrão é um pouco difícil comparado ao início da faixa, que é tranquila e "sem pressa". Eliane, de forma única, canta cada palavra com garra, não decepcionando os ouvintes de uma canção diferente das demais do CD - uma canção mais agitada, seguindo o estilo pop. 

#Bônus: João Viu - Liz Lanne
Resultado de imagem para liz lanne glorifica

Essa é uma canção diferente de todas já lançadas por Liz Lanne. Seguindo um ritmo pentecostal com rock sinfônico, a cantora traz uma faixa gostosa de ser ouvida. Com bastante guitarra e violinos os acompanhando, sua letra fala sobre a visão de João tendo como foco Apocalipse 5, quando o discípulo vê o livro selado e procura quem possa abrir. Ao chegar na ponte da canção, o backing junto a cantora declaram de forma intensa quem poderá abrir o livro ("o Leão da tribo de Judá, Cordeiro Santo de Israel, Ele é digno de romper os selos e abrir o livro").

Bom, assim encerramos mais uma edição do nosso Desklist! Logo logo teremos mais um tema muito importante nos dias atuais e que diversas igrejas se apoiam para seus temas de festividades. Tem alguma sugestão? Deixe nos comentários junto a sua opinião sobre nossa playlist, e não se esqueça de seguir a Desklist no Spotify! Até a próxima.

3 comentários:

Tecnologia do Blogger.