Recentes

Orquestra Nivel Hard | #Desklist


#Canções Orquestradas

Música boa é aquela música bem ornamentada, produzida e arranjada, não é mesmo? Quem não gosta de uma boa música ainda mais com uma orquestra bem colocada junto a arranjos de cordas e metais? Sou suspeito em falar sobre canções orquestradas; sua sonoridade é totalmente diferente das demais músicas. Cada sopro dos trompetes complementam as cordas do violino que junto ao violoncelo entram em harmonia e despertam uma canção extraordinária! Na nossa segunda edição do Desklist, falaremos sobre 8 canções orquestradas que, com certeza, te deixarão com vontade de colocar o replay na reprodução!


01. Sinais - Adriana Aguiar
Para abrirmos nossa segunda edição, vamos falar sobre uma das canções mais bem orquestrada no estilo pentecostal que eu já ouvi. Adriana Aguiar lançou em 2015 o CD "Sinais" e sua canção-título ganhou em destaque diferente das demais pelos arranjos de sopro não só nesta faixa mas em praticamente todas as canções do disco. "Sinais" nos fala sobre a volta de Cristo e os trompetes nos lembram das trombetas citadas no livro de Apocalipse. Adilson K. Rodrigues nunca nos decepcionou em suas produções e não decepcionaria num CD tão belo como este.

02. Gritai - Suellen Lima
Pela primeira vez, vimos um CD orquestrado da cantora Suellen Lima. Marcada por grandes canções como "Impacto" e "As Portas Vão se Abrir", a canção "Gritai" relata a passagem de Josué em frente as muralhas de Jericó. O incrível da canção é seu declamado de 1 minuto e meio seguido por uma orquestra que nos faz lembrar de uma batalha, uma guerra. Suellen interpreta de forma impressionante cada verso da música enquanto os instrumentos de corda e principalmente as flautas  são tocadas. A canção faz parte do último lançamento de Suellen Lima, "Brilha Deus" e foi produzido também pelo maestro Adilson K. Rodrigues.

03. Igreja - Euridianne
"Igreja" foi uma das canções de destaque no início do ano de 2017. Produzida pelos maestro Rafael e Júnior Andrade - que sempre arrasam nos arranjos de cordas -, a canção retrata o papel da igreja na Terra e se inicia com batidas da bateria junto as cordas, trazendo o caráter de uma canção sobre combate. O backing vocal junto a cantora arrebentam e deixam a faixa ainda mais bela. Quem assina  a composição de "Igreja" é Felipe Félix.

04. O Grande Vale - Canção e Louvor
Essa é uma canção que eu tiro o chapéu e entrego o prêmio de "Melhor Canção Orquestrada" pela complexidade dos arranjos ao junto instrumentos de cordas junto a um violão fazendo moda de viola - algo inédito à luz do sol, não é mesmo? "O Grande Vale", além de trazer um backing vocal forte e maravilhoso, nos traz arranjos de cordas que chamam a atenção em toda a canção. Cada batida é seguida pelas cordas e nos faz apertar sem querer o "replay" (rs). A faixa faz parte do CD "Profetizando Vida" da dupla Canção e Louvor lançado em 2015.

05. Abraço do Noivo - Cassiane
Vamos falar um pouco sobre um hino clássico? "Abraço do Noivo" não poderia faltar na nossa Desklist! Um shofar, tocado por Emerson Pinheiro, abre a canção e já nos mostra que coisa boa vem por aí. Essa é uma canção rica em arranjos de corda e backing vocal, tanto que fez sucesso no ano de 2005 até hoje, sendo uma das principais canções de Cassiane a ser usada nas igrejas, tanto por corais quanto por grupos de gesto. Me lembro que, ao me tornar regente, com 12 anos ainda (ano de 2010), ainda cantávamos essa linda composição de Rogério Jr. e, até hoje, é nosso xodó.



06. Benção - Eliã Oliveira
Eliã Oliveira é conhecida por suas canções ricas em letra; BÍBLIA! Em seu último lançamento, Eliã nos trouxe como canção-título "Benção", composta por Jonathas Paes. A faixa começa com arranjos de cordas junto a bateria e assim prosseguem, recordando, também, canções de guerra. E não há nada melhor que um pentecostal com orquestra, não é mesmo?

07. Sinfonia de Louvor - Cassiane
Para fechar nossa segunda edição do Desklist, temos uma canção que fala diretamente nos nossos corações; uma canção de exaltação a Deus ao extremo e que não deixa escapar nenhuma palavra de glória ao Altíssimo. "Sinfonia de Louvor" traz uma orquestra completa, com instrumentos de corda e sopro. Produzida por Jairinho Manhães, a canção se inicia de forma calma, porém seu final surpreende e traz o clímax da música: uma orquestra junto a um coral cantando com unção e poder, declarando que a adoração é somente ao Rei Jesus. O arrepio é livre e a liberdade de sentir o Espírito Santo pertinho ao louvar ao entregar a Deus o que é Dele também.


#Bônus
Abrindo as Asas - Voz da Verdade
O grupo Voz da Verdade sempre foram muito bem elogiados pelas letras e arranjos de suas canções. No último lançamento, "Heróis", o grupo não poderia falhar no quesito instrumental e arranjos de cordas! Na canção "Abrindo as Asas", interpretada por Carlos A. Moysés, é notório a presença de todo o grupo de cordas, porém, em seu final, a guitarra junto aos instrumentos de cordas arrasam num solo de 2 minutos e nos lembram o quanto é bom ouvir um arranjo bem ornamentado!

Esperamos que tenham gostado dessa edição do nosso Desklist. Para os fãs de orquestra, compartilhem e avisa todo mundo que mês que vem tem mais! Lembrando que todas nossas playlists estão disponíveis no Spotify. É só escrever "Desklist" que logo aparecerá todas nossas playlists. Até a próxima.

P.S.: Deixarem disponível em nossa Desklist não só as 8 canções, mas diversas outras que não estiveram na análise!


Matheus Seixas | DESKTOP GOSPEL

2 comentários:

  1. Faltou a regravação de Pensamentos feita por Vanulda Bordieri no CD Som do meu povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um CDzão cheio de música orquestrada, hein!? Muito bem lembrado! Adicionado na nossa playlist, rs.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.