Recentes

Desktop Analisa: "Realize" de Flordelis

Nesta penúltima semana do mês de Abril, um dos álbuns pentecostais mais aguardados no ano foi lançado e nós já preparamos uma análise para nossos leitores! 


Felizmente, dois discos no estilo pentecostal foram lançados neste mês – “Gratidão” da cantora Rozeane Ribeiro (análise disponível no site) e “Adorador 3 – Além das Circunstâncias” da cantora Fabiana Anastácio -, nos trazendo o real sentido deste estilo, após diversos lançamentos serem preenchidos por regravações e letras vazias. E, para os amantes de canções no mesmo estilo, o mais recente álbum da cantora Flordelis chegou para nossa alegria (rs).

Após lançar o CD “A Volta Por Cima” em 2014 e o DVD “Flordelis – A Volta Por Cima (Ao Vivo) no primeiro semestre de 2016, Flordelis nos deixou ansiosos ao saber da preparação de um novo projeto para este ano. A canção título, “A Volta Por Cima”, até hoje é muito conhecida nas igrejas, cantada em diversas congregações e eventos, além de já ter sido apresentada ao vivo em uma das agendas da cantora Fabiana Anastácio. “Questiona ou Adora”, “Deus no Controle” e “De Joelhos/Em Fervente Oração” são outras canções que ficaram reconhecidas na voz de Flordelis.

“Realize” foi lançado nas plataformas digitais nesta quinta-feira (27) e contém 11 faixas. As composições foram assinadas por Samuel Mariano, Cláudio Louvor, Anderson Freire, Anderson Ponte, Suedson Damasceno, Gutto Soledad, Jean e Júnior, Pastor Lucas e Junior Maciel e Josias Teixeira. O disco que ainda será lançado pela MK Music - 4º CD lançado pela gravadora – tem a produçãode Kleyton Martins, produtor do disco “A Volta Por Cima”, na qual já foi vendido mais de 40.000 cópias, sendo disco de ouro.


O carro-chefe e abertura do disco é “Quem Sou Eu”, composta por Samuel Mariano. Após ser lançada no YouTube, a canção alcançou mais de  200 mil visualizações em 48 horas. Iniciada de forma suave instrumentos de cordas acompanhados por teclado, Flordelis inicia contando um pouco sobre seu chamado e as diversas adversidades vividas no passado. Sua letra é impactante desde o começo e tem um “up” no refrão, onde a interpretação única da cantora ganha destaque ao declarar“não adianta proposta, eu não sei ser mais de ninguém; eu sou dele, meu coração é dele, o meu corpo é dele, minha vida também”. Não podemos esquecer-nos das batidas da bateria junto com backing vocal durante o início do refrão, dando ênfase a cada palavra dita pela cantora.

“A Igreja Está de Pé” é um dos destaques de “Realize”. A canção já foi gravada pela cantora Alice Zillá e traz uma letra forte sobre as adversidades da igreja. Seu refrão é aquele “chiclete” que não sai fácil da mente (rs). As batidas da bateria dão a impressão da igreja como um exército. A guitarra “brilha” durante a canção, principalmente no final, após o declamado.

O que não podia faltar num CD da Flordelis era a famosa canção dos canelas de fogo (rs). "Eu Sou Pentecostal" é para as irmãs do coque, do manto, do “mixtério”, essa é a faixa preferida. Logo no início, a sanfona junto ao teclado entra suave com a bateria e a chamada “cadê aquele povo que dá glória a Deus? Cadê aquele povo espiritual? Cadê aquele povo barulhento, que não se envergonha nem por um momento de ser chamado de crente pentecostal?”. Então há uma pequena ponte instrumental feita pela bateria, instrumentos de corda, de sopro e guitarra. No final, a cantora canta o refrão de “Eu Sou Canela de Fogo”, lançada em 2012 no CD “Questiona ou Adora”. Entra no manto, meu irmão!


A quarta faixa é “Canta Que Eu Cuido”, gravada pelo cantor Cássio Gomes e a dupla Obede e Tainá. Composta por Cláudio Louvor, a letra é em primeira pessoa como se fosse Deus conversando conosco dizendo para louvarmos que ele cuida de nossa casa, família, entre outras diversas áreas da nossa vida. Mais uma canção no estilo pentecostal com grande destaque no violão e bateria.

“No Meu Limite” é diferente das demais faixas. Gravada pelo Trio R3, a canção tem seu estilo adoração e sua letra é mais profunda do que a produção da faixa (infelizmente não superou a versão do trio). É simples, sem ênfases instrumentais. A letra retrata sobre adorar a Deus nos nossos limites e fraquezas. Flordelis conta com a participação de sua filha Tayane Dias e relembra a canção “Essência do Adorador” cantando no final da faixa a frase “é por isso que se eu não te adorar, eu morro”.

Outra preferida minha é “Por Favor, Não Pare/Segura na Mão de Deus”. A canção é iniciada por loops e um pequeno solo de guitarra. A participação de Fernandinho abrilhantou a faixa, trazendo emoção e uma interpretação maravilhosa. Sua letra é direta as pessoas que desejam parar, desistir e fracassar, e logo chega a outra parte da canção onde a dupla canta a famosa música “Segura na Mão de Deus” gravado pelo padre Marcelo Rossi e o cantor Kleber Lucas.

“Lágrima do Crente”. Confesso que foi uma das faixas que mais criei expectativas e me decepcionei. A música conta com a participação do compositor Anderson Freire que participou até demais na faixa.  Durante a ponte, o cantor exagera nas notas e acaba ofuscado Flordelis, que desaparece por conta das prolongações das técnicas vocais do cantor. Percebe-se que a cantora desejou erguer a voz após a ponte, porém não ganhou ênfase. Infelizmente, uma canção para pular para a próxima sem dó.

A oitava faixa é “Fica em Paz”. Composta por Samuel Mariano, sua introdução é seguida com solo de violino e violão. Sua letra fala sobre ter uma vitória e ficar em paz mesmo recebendo afrontas e questionamentos dos inimigos. Uma das únicas faixas onde os instrumentos de corda ganham mais destaque.


Quase terminando o álbum, “É Mistério” já é conhecida na voz do cantor e compositor Samuel Mariano. Sua letra cita diversas histórias bíblicas onde o sobrenatural do Senhor aconteceu e aquele refrão “chiclete” reaparece: “é mistério, é mistério (...)”. O baixo realiza slaps um pouco antes de encerrar a canção e abrilhanta a faixa.

A penúltima faixa é introduzida pela guitarra, loops e instrumentos de corda. “Deixa Eu Cantar” traz uma letra linda e profunda, como um apelo para não atrapalhar o nosso louvor a Deus. Relembra um pouco da primeira faixa e percebe-se perfeitamente os instrumentos de corda durante o refrão. Logo no final, a canção recebe um “up” com o corinho “Canta Minh’alma”, onde, junto com o backing vocal, Flordelis arrebenta na interpretação, transmitindo emoção ao cantar o trecho.

“Fogo” começa no estilo trilha sonora de filme de guerra (rs), o que causa uma emoção pra saber o que vai acontecer pra frente da canção. A bateria junto com os instrumentos de corda dá entrada ao refrão pentecostal misturado com um pouco de sertanejo. Que faixa gostosa de ouvir! A sanfona sola no meio da música acompanhada com a bateria, que logo para e a cantora é acompanhada pelo backing vocal, violão, sanfona e chocalho. Fechando o disco com chave de ouro, a canção merece alguns replays.

Mais uma vez, nossa querida Flor não só prometeu, mas cumpriu! “Realize” tem canções marcantes, impactantes, cansativas, exageradas, mas foi muito bem produzido. Letras fortes e escolhidas a dedo que tocaram o coração da cantora. Flordelis - como sempre - nos ganhou com sua interpretação única e arrepiante.

Destaque ás canções “Quem Sou Eu”, “A Igreja Está de Pé”, “Sou Pentecostal”, “Por Favor, Não Pare” e “Fogo”.

Realize todos os desejos do seu coração. Você é escolhido, consagrado, revestido e noiva adornada do Senhor; está de pé, não deve parar, porque enquanto você canta, o Senhor cuida de tudo! Jamais deixe o fogo apagar, mesmo no limite, adore. Até a próxima análise!

Matheus Seixas | DESKTOP GOSPEL

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.