Recentes

SITES DE DOWNLOAD: Ajudam ou atrapalham?

Antes de iniciarmos a discussão em torno desse tema, gostaríamos de esclarecer que, aqui estarão expostos nosso ponto de vista e que estamos abertos para discussão. Entramos em contato com alguns cantores, mas não obtivemos sucesso, e também falamos com dois donos de blogs, que nos responderam prontamente, sendo assim, nossas explanações serão feitas com base nisso.

A um bom tempo que observamos e vinhamos pensando em escrever sobre esse tema, mas, a vida passou como um rolo compressor e adiamos até hoje. Afinal, os sites de download de CDs, ajudam ou atrapalham?



Não é de hoje que blogs e mais blogs surgem a todo momento na internet e o conteúdo destes é diverso, mas, o que nos chama atenção é o crescente número de blogs de download de conteúdos, que são de filmes, seriados, cds, livros e outros. O certo é que existem aqueles que apoiam e utilizam esses hospedeiros (internautas em geral), mas há aqueles que discordam e são contra a prática (empresas produtoras de conteúdos), prova disso é que este ano, a esfera de Blogs de download no Brasil sofreu com diversos bloqueios e fechamentos, baseados em crimes de direitos autoriais. No meio gospel não é diferente, existem diversos blogs de download de conteúdo evangélico, e estes, passam por essas mesmas situações.

Partindo desse prisma, procuramos alguns cantores para que falassem sobre os blogs, mas infelizmente nenhum nos deu resposta. Em contra partida, dois blogueiros nos atenderam. Ao serem questionados sobre o porque da existência dos blogs, os blogueiros nos explicaram que não ganham nada por isso e fazem simplesmente por que gostam e veêm como uma forma de ajudar as pessoas que não podem comprar um CD físico, e que o blog existe com essa unica finalidade. Questionados sobre os fechamentos e retalhações, eles nos explicaram que seus blogs já foram denunciados e fechados por diversas vezes, mas eles fazem isso porque pensam naqueles que não podem comprar CDs, e até mesmo para divulgar alguns cantores. Eles explicaram que alguns cantores os procuram para que postem seus CDs, assim mais pessoas podem conhecê-los. Para finalizar, eles nos explicaram que qualquer cantor ou gravadora pode entrar em contato para que seus produtos sejam retirados, e que isso é feito sempre que é pedido.

A fala dos blogueiros nos leva a pensar em sentimentos altruístas e filantrópicos, onde o outro é a questão cental. Eles pensam no outro e no compartilhamento muto, para que mais pessoas tenham acesso a algo que lhes fará bem.

Ouvimos ainda um internauta. Sobre o assunto o mesmo não escolheu lados. Ele disse que os blogs trazem beneficios e maleficios, pois atrapalha na venda dos discos, quebra os direitos autorias, mas que por outro lado divulga os cantores. Ele mecionou ainda o nome de um cantor que conheceu através de um download.


Realmente existem aqueles que não podem comprar um disco e que estes blogs levam essas pessoas a obterem de forma digital tais conteúdos, conhecendo assim, cantores que não conheciam. Eu mesmo,(Alisson Lima), já conheci muitos cantores através de CDs que baixei em algum site de download, e isso acontece com muita gente. Neste sentido, acreditamos que os blogs ajudam, levam ao conhecimento do público cantores que não são conhecidos. Porém, existe outro lado nesta história, o crime cometido contra os detentores dos direitos sobre qualquer obra. 

Segundo o Código Penal Brasileiro, em seu art. 184 o crime de violação de direitos autorais acontece quando o agente viola os direitos de um autor ou dos que lhe são conexos. Em seu primeiro paragrafo a lei deixa claro que, "se a violação consistir na reprodução, por qualquer meio, de obra intelectual, no todo ou em parte, para fins de comércio, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, ou consistir na reprodução defonograma e videofonograma, sem autorização do produto ou de quem o represente: haverá pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa"(CP. § 1. art.184),   valendo também, e expresso em seu segundo paragrafo para quem vende ou comercializa tais produtos sem autorização sofrerá aplicação da lei. 

De um lados nós temos um meio que podemos considerar eficaz de divulgação de cantores e de outro nos temos a lei que proíbe a apropriação de direitos autorais sem autorização. De uma coisa nós sabemos, a pirataria cresceu bastante, e isso pode ter relações com o crescente número de blogs de downloads. Mas também entendemos que muitos cantores ficam e são conhecidos porque um dia tiveram seus CDs estampados na página de um blog de download.

Não temos a resposta para nossa pergunta inicial, isso depende do seu ponto de vista e do que você acredita. Cremos que os sites levam os nomes de algumas pessoas para lugares que elas não poderiam ir, mas que isso lhe custará a perca de seus direitos sobre sua obra.

E você caro internauta, o que acha?

Alisson Lima | DESKTOP GOSPEL

ECAD. Direito autoral. 2013. Disponivel em:<http://www.ecad.org.br/pt/direito-autoral/Legislacao/Paginas/Codigo-Penal.aspx> Acesso em 09 de dez. de 2016. 

2 comentários:

  1. A MINHA OPINIÃO É A SEGUINTE EU JÁ VI CASOS DE PESSOAS QUE QUEREM COMPRAR O CD MAS NÃO CONSEGUEM ENCONTRA-LO AONDE MORAM PORQUE AS VEZES MORAM EM REGIÕES DE DIFÍCIL ACESSO. SENDO ASSIM ESSES DOWNLOADS AJUDAM MUITO.
    EU ACHO QUE NÓS COMO POVO DE DEUS DEVERÍAMOS FOCAR MENOS NA GRANA
    E SE ALEGRAR QUE O IMPORTANTE É QUE ALMAS ESTÃO SENDO ALCANÇADAS
    E MUITOS CANTORES E GRAVADORAS ESTÃO RECLAMANDO DE BOCA CHEIA PQ O CACHES DOS CANTORES JÁ ESTÃO EXORBITANTES SENDO ASSIM PARAM DE RECLAMAR E AGRADEÇAM PQ AINDA TEM GENTE TRAMPANDO DE GRAÇA PRA DIVULGAR VCS.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.