Recentes

Assustador! Seu nome, CPF e endereço podem estar disponíveis em site que reúne 'tudo sobre todos'

Não é uma daquelas notícias gospel que estamos acostumados publicar, mas os internautas evangélicos também precisam ter conhecimento disso. Um site, que como o próprio nome diz, reúne tudo sobre todos.

Nome, endereço e até CPF podem ser encontrados na página tudosobretodos.se -  e o pior, o site lucra disponibilizando informações mais detalhadas para qualquer um que tenha interesse.

Segundo o portal INFO, em uma pesquisa por nome completo ou CPF, a página mostra o bairro, o CEP e uma lista dos vizinhos gratuitamente, mas dados adicionais podem ser comprados. São eles RG, CPF, registro profissional, local de trabalho e links para perfis nas redes sociais.

Em uma rápida pesquisa feita por esse que vos escreve, afim de comprovar o que traz o site da Abril, além de encontrar minhas informações pessoais, pude visualizar dados de pelo menos cinco amigos. Mesmo sendo assustador, o que consola é que eles não nos acompanha tão de perto assim: Em testes realizados por INFO, foram exibidos dados relativamente recentes. Em um caso, o endereço correto apareceu para uma pessoa que se mudou há dois anos. Porém, em outro teste, o endereço antigo apareceu para uma pessoa que se mudou há cinco anos.

Segundo os criadores, as informações vêm de cartórios, decisões judiciais publicadas, diários oficiais, fóruns, bureaus de informação, redes sociais e consultas em sites públicos na internet. A reportagem de INFO falou com um dos responsáveis pelo site no Facebook, que se recusou a se identificar ou revelar sua nacionalidade. Para ele, o serviço não fere a privacidade dos cidadãos. "Não encaramos dados abertos como dados privados. É o que temos como opinião."

Segundo a página de contato da Tudo Sobre Todos, a Top Documents LLC está localizada na Ilha Mahé, no Oceano Pacífico. No entanto, o domínio do site é da Suécia e o endereço IP consultado por INFO nesta tarde aponta para a França.

Com toda essa confusão fica difícil responsabilizar a empresa ou ainda mover uma ação judicial, sendo que cada país tem sua legislação. Você pode está se perguntando: "Então eu não posso remover minhas informações no site?", a resposta para essa pergunta é NÃO!

"Ainda não temos uma política sobre isso. Apenas queremos atender nossos clientes e a população em geral da melhor forma possível, e torná-los satisfeitos. Remover pessoas do nosso sistema não deixaria ninguém satisfeito, já que os dados ainda existem e estão na internet, apenas facilitamos a busca. Por outro lado, quem estiver procurando um amigo, familiar há muito não visto ou um amor de infância nunca teria a certeza de que a pessoa ainda existe, já que nossa database estaria incompleta. Estamos discutindo isso seriamente, e abertos a opiniões. Claro que ao procurar de fato opiniões do público, o máximo que conseguimos foi agressividade por medo do desconhecido então acabamos filtrando estas opiniões, mas opiniões filtradas não são de fato tão relevantes." disse o representante do Tudo Sobre Todos ao INFO.

Contudo, nem tudo está perdido. Mais de 200 mil pessoas já assinaram um abaixo-assinado virtual pedindo investigação.

Com informações do INFO

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.