Recentes

Música gospel se consolida nas rádios do Brasil

O Ibope divulgou esta semana uma pesquisa chamada “Tribos Musicais”, onde procurou apontar quais são os estilos musicais mais ouvidos no rádio. Também estabeleceu qual o ‘perfil’ dos ouvintes. A pesquisa foi feita nas principais capitais e regiões metropolitanas do país. 

Entre os ritmos mais ouvidos estão: Sertanejo 53%, MPB (47%), Samba/pagode (43%), Forró (31%), Rock (31%), Gospel (29%), Música eletrônica (29%), Axé (26%), Funk (17%), Country (12%), Clássica (11%), Jazz/Blues (9%). 

Ausente até alguns anos atrás nesse tipo de pesquisa, os dados de 2013 mostram a consolidação desse gênero “flexível”, que é definido pelo teor religioso das letras e não pelo ritmo. 

Pela análise do Ibope, Rock e MPB são estilos de classes A e B; funk (71%) e gospel (72%), de C, D e E. O estudo aponta que 38% dos que ouvem funk também ouvem música gospel. Já entre os ouvintes de música gospel, apenas 22% ouve funk. 

Segunda a análise do Ibope, a maior parte do público que ouve gospel é do sexo feminino (62%), 23% têm entre 25 a 34 anos e 38% tem ensino fundamental incompleto. Outros dados curiosos é que os ouvintes de gospel tem um perfil diferente, como usar o cartão de crédito para comprar o que normalmente não poderiam adquirir (42%). Além disso, 81% dos que ouvem música gospel, a sua própria casa é o “melhor lugar do mundo”.

Thiago Magalhães, assistente da pesquisa do Ibope, aponta para uma conclusão curiosa: “a gente pode dizer que os roqueiros ouvirão MPB quando ficarem mais velhos, assim como os funkeiros que gostam de Anitta um dia ouvirão mais o gospel de Aline Barros”.

Fonte: Gospel Prime | Desktop Gospel

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.