Recentes

Top 10 das capas que trás a mensagem do titulo do álbum

Porque não transmitir na capa do álbum o titulo do mesmo? Não é uma regra, mas, pelos exemplos que mostraremos aqui, poderia ser. 

Por um lado, existem muitos álbuns de títulos impossíveis de assemelhar ao designer da capa, mais pelo outro lado, existem capa tão ligadas ao titulo, que era desnecessário o mesmo está escrito nela.

Começando por um dos maiores sucessos de Elaine de Jesus, o álbum "Perola" lançado em 2004, um capa tão moderna que rendeu a cantora muitos elogios. Com perolas espalhados por todo encarte, Elaine agradou muito com todo CD, inclusive a capa.
Sem sair do pentecostal, quem não lembra do álbum "Sementes da Fé" lançado pela Cassiane em 2005. A cantora aparece na capa segurando em suas mãos sujas de terra, um flor que parece ter acabado de nascer, o mais proximo do titulo possível.
[cassiane_sementes_da_fe.jpg]
Shirley Carvalhaes, em 35 anos de ministério não poderia deixar de ter um álbum com um capa que fizesse jus ao titulo. Em 2005, a cantora aparece em um lançamento "na época" segurando um livro, para transparecer o titulo do álbum "Pagina Virada". 
A cantora Lauriete foi mais uma pentecostal a tentar um designer gráfico que tivesse a ver com o titulo do álbum, porém, isso veio acontecer bem recente, em 2009. Mesmo com fotos tiradas em estúdio, a capa do CD "As Águas" trás a cantora com um fundo que lembra um praia, que ganha mais vida dentro do encarte.
A pastora Fernanda Brum merece destaque, com dois álbuns de tirar o folego. Um deles lançado em 2006, o álbum "Profetizando as Nações" tem a cantora com o mapa do Brasil em uma das mãos, mais isso é só começo, o encarte está repleto de fotos que representam diversas culturas do mundo.

Fernanda ousou arriscar novamente em 2012, lançado duas opções de capa, ambas trazendo a mesma mensagem do titulo "Liberta-me".
          
A cantora Eyshila veio para provar que é possível sim, ligar o titulo de um CD a capa do mesmo. Pois assim como Fernanda, a cantora liberou duas opções de capa, para que apenas uma fosse escolhida para seu novo CD "Jesus, o Brasil te adora". Bom, uma capa mais semelhante ao titulo que essa, só se Eyshila segurasse uma faixa "ordem e progresso".
Vanilda Bordieri não poderia ficar de fora né? Seu ultimo álbum "A Pesca" lançado em 2011 é tão lindo que nos deixa "sem palavras". A capa, assim como todo encarte, não só transmite o titulo do álbum, ela vai muito além, representa a própria cantora. Sempre muito ousada no que faz, podemos esperar sempre um novidade por parte de Vanilda.
Se a capa ajuda ou não na venda dos disco, isso ainda é um mistério, mas, que existem álbuns que são considerados joias raras, isso é um fato inquestionável. Falando em joia rara, as mais de 300 mil cópias vendidas faz do álbum "Diamante" de Damares um espetáculo a parte. Até o cabelo da cantora ungidamente liso nos lembra diamantes, e até parece ironia, mais esse álbum rendeu a cantora diversos Discos, inclusive o de Diamante. Perdão pelo trocadilho!
Quando o assunto é fazer assemelhar uma coisa a outra, esse grupo manda ver. Com uma capa bem diferente do que costumamos encontrar por aí, o grupo Resgate se prepara para lançar seu novo álbum "Esse lado para cima", confira a capa e veja porque ela veio parar aqui. 
Já que estamos falando de grupos, eles tem aparecer nessa matéria com o álbum "Filho de Leão" lançado em 2007. O ministério Voz da Verdade sempre inovando com seus projetos, confira: 

Se todos os cantores levassem em consideração esse quesito, você conseguiria imaginar a capa do novo CD de Lydia Moisés "Maestro do Céu"? Ou da Lauriete "Tô na mão de Deus"? E o de Shirley Carvalhaes "O tempo de cantar chegou"? São inúmeros os CDs lançados que nada tem a ver capa e titulo.
     
Mais onde erram os cantores, ou melhor dizendo, os designers responsáveis pela criação desses projetos gráficos? Não estamos julgando a beleza da capa, muito pelo contrário, independente delas estarem lindas ou completamente sem conteúdo, esse não é o assunto abordado aqui.

Por Gilson Evang

Um comentário:

  1. Pérola e Sementes da fé são álbuns lindos por dentro e por fora!
    Outra capa que eu gostei foi da Banda Resgate, demais! Ficou muito bom!
    A capa da Eyshila também faz jus ao título!

    Parabéns pela matéria. =)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.